terça-feira, 28 de setembro de 2010

British Rifles

Finalmente, após quase um mês de trabalhos, estão prontos e em acção os Rifles da Roliça: 1 batalhão dos famosos elementos do 95th e outro do 60th.
As figuras em si estavam pintadas após a primeira semana. O pior foi a base. Começou pela indecisão acerca da disposição dos soldados, passou pela elaboração, pelos elementos a colocar e tudo limitado pelo tempo, que - felizmente - passou a ser muito menos.
Utilizando apenas uma caixa - Revell - distribuí as figuras por 2 grupos: um em que estão quase exclusivamente em posição de disparo; outro em situação de carga. Para quem conhece a função destas tropas, sabe que as cargas ou as formações cerradas não eram a sua função principal. Os Rifles - tal como os nossos Caçadores - eram destinados a atacar de forma rápida e certeira, por exemplo, as posições de artilharia, e depois fugir antes que unidades de cavalaria ou até de infantaria (mais numerosas) os pudessem apanhar em campo aberto. No entanto, na Roliça, estes batalhões estiveram mesmo no centro da formação e tiveram mesmo de responder a umas rápidas incursões da infantaria ligeira francesa. Por isso decidi que ficariam com a disposição que está nas fotos.
Acerca da caixa da Revell, devo dizer que realmente não é a indicada para estas formações. Eu teria preferido representá-los nas ruelas de uma povoação qualquer, em grupos pequenos, quase todos sem as baionetas...
Acerca do acabamento, a vida está difícil, por isso a erva - que está com esta cor "seca" porque era Agosto - é 100% natural, extraída de ervas do campo. Não é tão bonito quanto a de compra, mas acho que serve. O pior é a ordem de colagem: se coloco as figuras, fica complicado pintar o solo e colar a erva; se acabo a base, fica complicado colar as figuras! Foi um misto... Por isso mesmo, na segunda foto, onde se vê um vazio frente à primeira linha de atiradores, já coloquei mais erva! É um trabalho em progresso...





domingo, 26 de setembro de 2010

Desembarque de tropas em 1808 (e por aí)

Ainda não tinha referido aqui a aventura com a construção de um barco para transportar as tropas dos navios para a costa.
Como não conhecia nenhum kit com botes (ou escaleres ou lá o que se usava!), pensei em fazer eu mesmo uma ou duas embarcações deste género. Aproveitei uma breve estadia no parque de campismo da Praia do Pedrógão, e como o meu avô me ensinou, toca de arranjar boa casca de pinheiro e uma faca. (A boa casca de pinheiro não está fácil de arranjar, mas como o objectivo eram uns barquinhos na escala 1:72, tudo bem. Escala aproximada porque não me dei ao trabalho de fazer medições...)


A segunda imagem mostra o resultado final (sem remos). O formato não é o de um escaler, mas foi pintado mais-ou-menos como um. Servirá... até afinar a técnica. Entretanto, o amigo Vitor Mestre indicou-me um kit da Zvezda que usa com o mesmo objectivo.

A dúvida que tinha acerca do aspecto das embarcações "auxiliares" circa 1808 foi dissipada com a aquisição do volume referente a Trafalgar, na colecção Grandes Batalhas da Osprey que vem com o Correio da Manhã. A capa e mais 3 imagens no interior ajudam bastante. Os escaleres, na forma como os conhecemos actualmente, servem perfeitamente. Apenas um reparo para o suporte dos remos, que não é uma peça de metal como pensei, mas um entalhe no costado - o que facilita bastante para quem tiver de fazer alguns (de raiz) a 1:72!
Esta pintura também ajuda: http://museums.norfolk.gov.uk/default.asp?document=150.10.1&Image=1437&SearchParam=key+word%28s%29&fCOMPTYPE=AND

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que ainda falta... adquirir

Fazendo contas às forças envolvidas na Batalha da Roliça e qual a proporção combatentes-figuras aceitável (custo+trabalho+estética), vi o que me falta ainda adquirir...
Vou colocar a lista aqui, pode ser que alguém me ajude, isto é, me diga onde posso encontrar (loja física ou online mas "fácil de tratar").

HaT - British Peninsular War Infantry
HaT - Austrian Chevauxleger
HaT - Bavarian Cavalary
HaT - 1808-1812 French Line Infantry
HaT - 1805 French Light Infantry (x2)
HaT - French Line Chasseurs - (para este, há a opção n.º 2 - French Light Cavalary da Italeri, mas não encontrei nem uma nem outra)
Revell - British Foot Artillery (x2) - (Embora da Revell, também não vi este kit na Poly, que é onde geralmente me "abasteço". Em 2.ª opção tb há o kit da Italeri)
Italeri - British 95th Regiment (talvez o mais fácil de encontrar, mas que tb não havia na Poly. Já agora, quero comparar com o da Revell)

Isto é coisa para uns 100 euros, least... tenho de ver se o Pai Natal se lembra de mim!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

British Rifles da Revell

Comecei este Domingo com os meninos do Sharpe e devo dizer que não concordo com a avaliação deste site. Pode estar tudo muito bem detalhado, mas à saída, é plástico a mais, é figuras onde os pormenores não ficaram tão detalhados, quase uma sombra da imagem do lado! Pensei que estivessem mais "perfeitos"...
A primeira opção para esta unidade eram os da Italeri (British 95th Regiment) mas não encontrei. Ainda hei-de experimentar a comparar...

sábado, 4 de setembro de 2010

Retaguarda de Delaborde - 1º kit dos "napoleónicos"

Uma das primeiras caixas que comprei, foi também a escolhida para iniciar o projecto final. Menos figuras, menos importância no desenho final, oportunidade para experimentar...
Agora que a concluí e fiz o seu próprio enquadramento, devo dizer que é um kit "estranho". Traz a carroça que é o mais importante, mas depois há pormenores que me escapam. Traz 4 cavalos, em duas poses ligeiramente diferentes, arreados da mesma forma, mas apenas 2 são para atrelar à carroça (eu vou continuar a chamar carroça). Traz 2 condutores e mais 7 figuras (todas de "gabardine", ao contrário dos condutores) cuja missão é uma incógnita. Apenas 1 figura está de pé, no que me parece ser o oficial, curiosamente com lenha junto aos pés. As outras 6 figuras dividem-se em duas poses: sentados, ora com o braço direito ligeiramente aberto, ora com as 2 mãos junto à barriga. Sentados, todos! E armas? Nem vê-las!
Tentei então sentar um destes soldados num dos cavalos - tive de desbastar um pouco em cada figura e ainda assim não ficou perfeito. Separei a lenha do oficial e criei mosquetes para os outros 5 "descansados". O oficial tem a espada à cintura.
Os mosquetes são em arame, ligeiramente dobrados e pintados. "Enganou" a minha esposa.
Base em cartão, pintado de uma cor escura, areia de praia colada com cola de madeira, nova pintura, colagem de um produto da Heki que servirá para relva ou mais provavelmente folhagem. Mais umas pedras - são verdadeiras, nem levaram pintura - e as figuras por cima.

"Os ingleses vêm aí!"

Materiais

Tintas:
as poucas tintas "de marca" (Revell e Citadel) que tenho foram para as figuras do Senhor dos Anéis e não as tenho usado para as outras.
Comprei o da esquerda a pensar no solo, nas fendas que se vêem em solos argilos secos, por exemplo, ou como muita rocha no chão. Infelizmente, na experiência que fiz, a necessidade de usar outras tintas eliminou o efeito. As 2 "SolColor", uma verde e outra castanha, que comprei há muito tempo, para já não me servem de muito. A 2ª lata da direita é um embuste. Primário transparente... Foi o único que encontrei (na minha zona) para plástico! Só que ao aplicar, não sei onde ficou ou não! Felizmente fui à Poly passado pouco tempo e encontrei este primário branco da Vallejo (lata da direita). Vou agora pintar os Rifles que já têm este primário...
Para as figuras tenho usado um conjunto de tintas acrílicas comprado numa loja chinesa. Aliás, tenho 2 conjuntos, mas um não me parece em condições. Este de 24 cores é o que tenho usado. Até tem algumas designações como "Burnt Umber", "Burnt Sienna",... O outro, não sei se passou da validade... anda cá por casa há mais tempo, que a minha mulher andou com a ideia de pintar umas telas...


Pincéis... os dos chineses não me servem, mas nem é pela qualidade - é pelo tamanho. Quanto mais pequenos, melhor.
E pronto, este é praticamente o material usado. A bancada divide-se entre a secretária e a garagem.

Sherman M4A1 algures no Pacífico

O restauro foi terminado. Digamos que não ficou grande coisa. Pelo meio houve peças que ficaram muito danificadas (por causa da acetona) e até 2 - relativamente grandes - que desapareceram!
Para disfarçar um pouco, toca de "atascar" o nosso Sherman nas areias de uma praia qualquer no Pacífico (ou melhor, na areia fina de S. Martinho do Porto).
O tanque foi pintado com pincel e tentei, com as poucas tintas que tinha, criar efeitos de envelhecimento (a ideia é, "Algures no Pacífico, anos depois dos combates") e erosão. Serviu para experientar algumas coisas, ganhar noção do que seria necessário se voltasse a fazê-lo.
As palmeiras são das decorações para bolos. Excepto a que é 100% natural: o tronco é da rama de um tipo de pinheiro (ou cedro?) de jardim e as ramas são partes das folhas de feto. Estão curvadas, mas penso que bem preparadas farão perfeitamente o efeito desejado. É uma pena que com os napoleónicos não possa praticar mais a questão das palmeiras. Talvez a Expedição ao Egipto... tenho areia e palmeiras... ;)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fazer ou vender, eis a questão!

Este tem um valor sentimental: foi comprado durante a lua-de-mel...
Mas depois de aberto, é tanta pecinha... é demais para mim, pelo menos por agora.


Afinal havia outros...

Não fui totalmente verdadeiro ao apresentar-me como inexperiente. Amador, maçarico, sim; inexperiente, quase!

Tenho há uns poucos anos algumas figuras do Senhor do Anéis, em plástico, que eram vendidas nas tabacarias/jornaleiros. Como traziam tintas, comecei a pintar algumas das figuras, embora... sem respeitar as "regras". Inventei um pouco. A primeira imagem mostra como estão e a segunda, como deveriam estar quando acabados.



Enfim, nada que não se possa emendar (ou remendar). Ainda tenho é uns conjuntos de outras figuras para pintar... mas ficam para depois da Roliça.