terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Infantaria Portuguesa - Caçadores

Os Caçadores em Portugal foram criados já em período de Revolução Francesa, e foram ficando, pelo que não podiam deixar de surgir unidades destes especialistas nas batalhas Peninsulares.

Este grupo de Caçadores é um kit da Odemars (agora Ykreol). Mais uma vez, é uma marca de Leste a focar as nossas tropas, enquanto outras maiores e mais próximas não o fizeram.
Problemas com as figuras: o plástico a mais. É nas espingardas e nas roupas, quando existem mochilas, que se nota mais. Como eu não me quis arriscar a desbastar o plástico, ficou lá tudo.
O outro problema já tem a ver directamente com o período em causa. Em tempo de guerra não se limpam armas, mas mudam as modas com uma velocidade estonteante! Em 1810 dão-se algumas mudanças nos uniformes também dos caçadores, sendo a mais visível o "chapéu". Nessa data vão passar a usar o "stovepipe shako" - a cartola! - em vez da tradicional barretina. Portanto, em 1808 era a barretina, mas estes senhores têm cartola! Usavam uma pluma de lado e depois passou a ser uma espécie de pom-pom, grande, à frente, no topo da cartola. E são estas as assincronias entre o que quero retratar e o que realmente está feito.
Daqui a uma pequena liberdade nas cores dos punhos e golas foi um passinho. 

Na batalha da Roliça os nossos caçadores não viram muita acção. Todas as forças portuguesas ficaram agrupadas numa mesma coluna que tentou flanquear os franceses pela direita, outra coluna britânica foi pela esquerda, e a troca de mimos deu-se com as forças que ficaram no centro.
Como eu tinha apenas 1 caixa, tive de usar todas as poses, mesmo que num diorama eles venham a estar numa situação de marcha. Com o tempo (anos) pode ser que corrija essa situação.
 
Ora, o que interessa mesmo é o resultado...
Em quadrado (defesa de uma colina?)
 Os nossos oficiais andavam todos azarados, todos de braço ao peito!










E pronto, seguem-se 50 soldados franceses da infantaria de linha.
Ah, esquecia-me de explicar as bases. Estava com pressa de iniciar outro kit. As bases envolvem mais lixo e são menos urgentes. Já as cores não podem ser adiadas...