quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Convenção de Sintra

A 30 de Agosto de 1808 (há 203 anos atrás) acabava a primeira invasão francesa a Portugal. Embora esteja registada como uma vitória (em termos militares foi-o de facto), foi tudo negociado da forma que convinha aos franceses: ficaram com todo o saque (e não era pouco) e equipamento e foram transportados em navios ingleses, perfeitamente em segurança de volta a França.
Li algures há uns tempos que, não fosse pelo saque, Napoleão os teria mandado voltar a Portugal... a nado!!
Se Portugal era pobre, ainda mais ficou. As condições para pagar aos Ingleses (que ninguém dá nada sem receber algo em troca) as suas intervenções pioraram ainda mais...

Não foi feita justiça (nestas coisas nunca é) mas os oficiais ingleses responsáveis pelas negociações - Sir Hew Dalrymple e Sir Harry Burrard - responderam em tribunal e a carreira terminou mais rapidamente do que o previsto. Quis o infortúnio que estes 2 oficiais tivessem de assumir o comando das tropas logo após a Batalha do Vimeiro, por terem patente mais elevada que o general Arthur Wellesley. Por este estar contra os termos da Convenção, a sua imagem não foi beliscada e voltou a Portugal para assumir o comando total do exército luso-britânico.
 
A ver:
Convenção de Sintra
Arthur Wellesley