domingo, 17 de outubro de 2010

Artilharia Portuguesa - concluída

Finalmente, com duas semanas mais do que estava à espera, acabei as figuras representativas da nossa artilharia na batalha da Roliça (e também servem para o Vimeiro).
As figuras são num plástico "semi-rijo" e de difícil tratamento (cortes, lixa, etc.), o que leva a acrescidas dificuldades para corrigir alguns "defeitos". Alguns, como a curvatura dos canhões, nem mexi.  Estão curvos, o encaixe não é adequado e a marca do molde - a única coisa que podia ter corrigido mas não fiz, ficou tudo! além disso, também as marcas da união do "esqueleto" com as rodas (tanta união!) se notam bastante...
Os uniformes estão de acordo com a minha pesquisa, mas no caso dos oficiais (são 4 mas apenas pintei 2 - os outros vou tentar inserir noutras unidades) tenho sérias dúvidas. O chapéu, pelo menos, penso que seria usado "à francesa" e não da forma como se pode ver. Além disso, como não encontrei as cores para os oficiais, estes dois parecem-se oficiais de infantaria de Campo Maior em 1801 (CHARTRAND, René e YOUNGHUSBAND, Bill, The Portuguese Army of the Napoleonic Wars II, pág. 26, Osprey - Men-at-Arms Series). O exército português havia sido desmantelado pelos franceses, por isso um pequena falha como esta até se pode justificar historicamente...
Pintura: não usei primário, apenas uma camada prévia de tinta preta. Notou-se! Existe uma forte tendência para "pelar"... De resto, tudo normal.
As poses das figuras é que são um pouco pobres. Pobres na utilidade, porque até são variadas. 4 mortos, 4 feridos (acabados de receber um tiro) ainda de pé e os 4 oficiais com um braço ao peito. Cada oficial comanda 2 bocas de fogo, uma vez que "sobram" 2, como já referi. Ainda tentei corrigir os que estão de pé (cortei um braço e mudei a posição, acrescentei uma ferramenta) mas não convencem. Dos mortos, só usei um. Assim posso dispersar os outros em grupos de infantaria, o que é bem mais realista!








2 comentários:

  1. Boas

    esta um bom trabalho sim, a pouco e pouco essa batalha a Roliça vai indo, já chegou a encomenda?

    ResponderEliminar
  2. Chegou, tenho de a ir buscar aos correios...

    ResponderEliminar